sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Munique – final da viagem e a volta pra casa


Pegamos o trem cedo de Salzburg para Munique, foi rápida a viagem e tranquila, bastante lugar pra sentar. Chegamos à estação central de Munique, a Hauptbanhof, e de lá fomos rapidamente ao Euro YouthHostel, que fica bem próximo a estação, e deixamos nossas malas no luggageroom. Como tínhamos o Bayern Ticket comemos batata frita na estação de trem e de lá fomos para Dachau. É rápido e fácil chegar lá, pra quem não sabe nada de alemão é só seguir os muitos turistas que todos vão para Dachau. Lá é bem grande, tem um museu pudemos ver como era o campo de concentração, as camas, câmaras de gás, entre outros. Isso foi à tarde, o passeio lá demorou umas 2h. De lá voltamos ao albergue, colocamos nossas coisas no quarto (bem grande, com pia e TV,. tudo em alemão!), banheiro compartilhado e que infelizmente sempre estava gelado, parecia que deixavam a janela aberta, mas bem limpo,e fomos a uma pizzaria e restaurante que tem na esquina do albergue chamada C’a D’oro, muito boa. A pizza é bem gostosa, assim como as italianas da Itália, e só tem italiano no local, adorei treinar meus italianos novamente, muito simpáticos eles, um conhecia o Brasil mais que a gente. Italiano falando alemão é muito engraçado. De lá demos uma volta pela cidade, a via principal leva até a Rathaus e é bem movimentada.
Resolvi terminar de escrever o relato somente um ano depois, por isso não lembro detalhadamente o que fizemos.  A cidade é bem bonita e tem muita coisa para ver. Gostei muito da Rathaus, do Allianz Arena (gigante) e do Deutsches Museum (amei muito, um dia é pouco para ver tudo).  Fomos também para o castelo Neuschwanstein, um passeio que vale muito, muito a pena. É lindo o castelo, a paisagem, tudo. Chegar lá é fácil, na estação de trem eles ensinam direitinho.
Um bar muito bom que nós fomos é o Abseits Rock bar, Fica perto de uma estação do metro, fácil de chegar. Nesse bar só toca metal e a cerveja é Franziskaner , muito boa. No ano novo esperamos a contagem na Rathaus, não teve nada, nem fogos pagos pela prefeitura, o que teve de fogos foi o que o pessoal soltou. Depois fomos para o bar e ficamos lá até 6am, quando o metro volta a funcionar.
Infelizmente esse não foi detalhado como os outros.
Avaliação de Munique:

Arquitetura: 4
Comida: 4
População: 5
Organização: 5
Segurança: 4
Natureza: 3
Custos: 3







TAX FREE 
Na Europa existe o Tax Free. Quem é turista pode pedir reembolso das taxas, para isso tem que pedir o Tax Free em todas as compras que for possível. Cada país tem suas regras, é só procurar no google mesmo. Mas vale a pena viu, pegamos de tudo.
Mas foi super complicado conseguir isso! Estávamos em Munique e tínhamos que pegar os carimbos na alfandega das coisas que não iriam na mala de mão. Nosso voo era 6h se não me engano e quando chegamos no aeroporto (21h) a alfandega já estava fechada (aliás, o aeroporto de Munique é super tranquilo pra dormir!). O povo da cia aérea assegurou que às 4h estaria aberta a alfandega e o guichê pro check-in. Que nada, conseguimos fazer o check-in só 4:30h e fomos correndo pra alfandega. Chegamos lá, ninguém. Esperamos um pouco então meu marido foi perguntar aos seguranças, e eles afirmaram que já devia estar aberto e foram atrás dos funcionários da alfandega. Uns 15min depois chegou um cara super mal humorado e super grosso. Colocamos lá as notas do que iríamos despachar na mala e abrimos as mochilas pra mostrar tudo. Mas tínhamos comprado tudo na Itália. Aí foi o tempo todo ele perguntando o que estava nas notas (já que estava tudo em italiano), pedia pra ver (nem via quantidade) e carimbava. No final como eram muitas notas e ele não sabia o que estava escrito nelas, ele carimbou tudo e pronto. 
Dos produtos que estavam na bagagem de mão devíamos pegar o carimbo em Portugal, mas lá novamente não tinha ninguém na alfandega. Desistimos de pegar desses pois só tínhamos 1h em Lisboa e só era dos óculos. Depois que vimos que se tivéssemos colocado todos como se fossemos despachar tudo, o cara na Alemanha teria carimbado todos!
Enviamos pelos correios já aqui no Brasil. Acho que foi 2 reais cada carta. Demorou um pouco, enviamos em janeiro e só terminamos de receber o dinheiro em maio, tudo depositado na nossa conta.
Apesar do nervoso por causa do tempo valeu a pena, recebemos quase 500 reais de volta! Mas também pegamos nota de tudo que dava pra pegar!
Não deixem pra pegar o carimbo em cima da hora, pode não dar tempo. Várias pessoas que estavam na fila em Munique atrás da gente desistiram pra não perder o voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário