sexta-feira, 23 de julho de 2010

Escolhendo o Destino

Pra mim a parte mais difícil de uma viagem é escolher o destino!
São tantos lugares pra conhecer e tão diferentes. Apesar da próxima viagem ser a lua de mel na europa, já estamos pensando pra onde iremos nas próximas férias (próxima juntos, em setembro vou pra Guarujá)! E ainda não decidimos nada.

A primeira coisa é: quanto dinheiro tenho?
Se você tem 2mil reais fica bem complicado querer viajar pela europa (muito!), mas dá pra ficar viajando por muito tempo pela América do Sul (tenho um amigo que viajou 40 dias do Peru ao Chile com 850 dolares).

Sabendo quanto dinheiro poderá ser gasto na viagem o segundo passo é pesquisar pra onde você pode viajar com aquela quantia. E aí decidir o que quero fazer na viagem?
Quer praia, frio, festas, natureza, descansar? É importante pra não sair querendo conhecer o mundo todo em 30 dias!

Resolvendo essas duas coisas fica mais fácil, pois as opções de lugares diminuiram e aí ver a que mais te atrai. Aí é montar o roteiro!
Uma coisa que não acho legal em viagem é aquele roteiro "visite 25 países em 30 dias", mais fácil comprar cartão postal do que ir lá só bater ponto na atração principal! Uma mapa é muito importante na hora de montar o roteiro! Dá uma vontade enorme de sair conhecendo tudo por perto, principalmente na Europa. Diversas vezes ouvi "vai pra Praga que é perto de Munique", "já que estarão na europa devem ir a Paris" (bleh), "passem na Suíça que fica perto da Itália"...dá vontade de ir até pra Islândia que fica lá em cima, mas não dá. Quanto maior a distancia entre as cidades (isso vale pra qualquer lugar) maior o tempo dentro de trem/onibus/avião/carro e menos tempo passeando e curtindo o lugar.
Por mim eu conhecerei a Itália inteira, dá vontade de ir em Pisa por que é perto de Florença, Verona que é perto de Veneza, mas aí acabaríamos conhecendo muito pouco de cada lugar e decidimos cortar essas cidades.
Aí tem gente que fala "ah, mas meu sonho é conhecer Oslo, Paris e Atenas". Decida em qual vai primeiro! Pode até fazer os três, mas o gasto vai ser maior e o tempo em transporte muitooo maior. A passagem pra lá é tão cara que dá vontade mesmo de conhecer tudo de vez, hahaha, mas não é o melhor quando se quer mesmo conhecer o lugar e não apenas ir lá tirar foto.

Da nossa próxima viagem uma coisa já sabemos: teremos que gastar pouco. Mas tem tanto lugar que quero ir, hahahaha. Estou muito em dúvida entre Galápagos e Chile e Argentina (ir pra Patagonia ver pinguins, hahaha). Tem também a América Central, não sei se o Wendell quer praia, essa parte está difícil (acho a mais difícil).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Roteiro da Lua-de-Mel

Vou falar do nosso roteiro da lua de mel.

Inicialmente iríamos casar só em abril de 2011 e iamos pra Itália e Grécia, início da primavera lá. Mas aí o noivo decidiu fazer mestrado e tivemos que adiantar o casamento pro fim de novembro (já terá tido a seleção do mestrado), e iríamos viajar em janeiro, mas acabou que a passagem em janeiro é mais cara e ficou pra dezembro. Agora já está tudo certo, o noivo já marcou as férias dele pra dezembro.
Mas aí como vamos no inverno tivemos que mudar o roteiro..Grécia não rola no inverno!
Antes de decidirmos a data da viagem pedimos dicas e vimos as temperaturas pela Europa. A melhor época pra viajar é a primavera (abril a junho) e pra quem não conhece a neve no inverno (dezembro a fevereiro). Tem um alemão no laboratório e ele me disse que não vale a pena viajar pra Europa em julho e agosto, alta temporada e tudo caro, fora que é super quente, segundo ele o mesmo clima daqui...o que faz perder um pouco a magia de ir pra lá. E fim de outubro e novembro também devem ser evitados, já está bem frio mas ainda sem neve e chove muitooo, fica tudo cheio de lama, segundo ele é uma época feia e difícil de visitar os locais por conta da chuva.
Quanto a quanto tempo ficar, a não ser que se pegue promoções de ficar 5 ou 6 noites na cidade bem barato (uns 2mil com passagem+hospedagem), não vale a pena ficar pouco tempo. A passagem é cara, aí vai e fica lá só uma semana? Se for assim viaja aqui pelo Brasil mesmo. Uma roubada muitooooooo grande é pegar pacotes de viagem de 15 cidades em 10 dias...isso non ecsiste!Vai ser só ir na cidade, tirar foto e ir pra outra...se for assim compra cartão postal e pronto...o bom de viajar é sentir o clima da cidade, ainda mais na Europa que é muito diferente daqui.
Ir por agencia de viagens ou por conta própria? Depende do perfil da pessoa, quem não quer se preocupar com mais nada vai por agencia, mas essa comodidade acaba saindo mais caro. Eu sou totalmente a favor de ir por conta própria. Eu acho tão legal ficar lendo sobre a cidade, lugares pra visitar fora da rota turística convencional, dicas de alimentação, furadas e outros. E fora que você pode montar seu roteiro do jeito que quiser, e se quiser dar a louca e ir pra outro lugar pode ir, pode mudar os planos no meio da viagem!
Nós vamos ficar 31 dias e fazer uma viagem no estilo mochilão...levar só uma mochila cada e ficar em albergues. A maioria dos albergues tem quarto de casal e é mais barato que hotel, fora que tem muitos jovens e você acaba conhecendo muita gente do mundo todo...podem até combinar de sair, ir pra uma day trip juntos. Eu não gosto de ficar em hotel, muito difícil fazer amizade com as pessoas! E fora que de que adianta hotel cheio de treco treco se vamos passar o dia andando na rua, vamos só dormir no hotel?!
E o roteiro a ser escolhido depende da pessoa. Quem quiser gastar pouco, a dica é leste europeu, lá as coisas são mas baratas. Quem quer cidades romanticas deve ir a Praga, Veneza...Paris (embora eu conheça quem não ache Paris nem um pouco romantica). Depende muito da pessoa mesmo! Uma dica é escolher cidades próximas! Não é uma boa ficar indo de ponta a ponta na Europa, acaba se perdendo muito tempo com transporte, principalmente se for de trem. O ideal também é não ficar pouco tempo em cada cidade, um ou dois dias. Pelo que já li o ideal é de 2 a 3 dias em cidades menores e de 4 a 5 dias em cidades grandes (isso é o minimo!).
Então vendo todos esses fatores nosso roteiro é (as day trips que coloquei foram as mais recomendadas, mas existem várias outras):

-Roma (6 dias): não posso ir pra Itália e não ir pra Roma né?! Tem muito pra se ver na cidade, e acho que deve ser a minha preferida (fico ansiosa só de pensar em ver o coliseu =D). Day trips: Pompéia, Tivoli, Ostia Antica, Orvieto.

-Florença (3 dias): a cidade é linda e tem muita história e arte. Não conheço ninguém que não tenha gostado da cidade. Queria ficar 4 dias, mas o noivo achou muito =/. Day trips: Pisa, Assis.

-Veneza (3 dias): passeio de gongola (caro, tem que pechinchar mesmo), se perder nas ruazinhas da cidade...aiaiai. Day trip: Verona (Romeu e Julieta), Padova.

-Budapeste (4 dias): a viagem mais longa será de Veneza a Budapeste, só tem trem noturno (bom, menos um dia de pagar hospedagem). Escolhemos por acaso, uma outra aluna do meu orientador foi e amou a cidade e decidimos ir também. E foi o lugar com hospedagem mais barata que escolhemos.

-Bratislava (3 dias): idéia do noivo ao ver que o trem Budapeste-Viena passa pela cidade, e por causa do filme Eurotrip. Dizem que é boa pra festas e compras. Faremos um day trip a Brun por que eu precisooo ir no Museu do Mendel, hahahahaha. Trabalho com genética, é parada obrigatória!

-Viena (4 dias): idéia também do noivo. Quando ele fez mochilão pela europa (2008) não foi a Viena por que disse que queria ir comigo *.*, fofo. A cidade parece ser linda.

-Salzburg (3 dias): idéia minha ao ver um livro dele de lugares pra visitar e vi a foto da cidade no inverno, achei muito lindinha e quero ir. Vamos tirar um dia pra ir esquiar, tem muitas estações de esqui por perto...estou até vendo os tombos! Day trips: estações de esqui, Lago Königsee, Eagles Nest (Hitler esteve muito lá), Caverna de gelo (fechadas no inverno =S).

-Munique (6 dias): último destino. Quando o noivo foi a Munique adorou e disse que ia me levar lá ainda. Eu nem bebo cerveja, mas vou beber. Como ir pra Alemanha e não beber a cerveja alemã?! Day trips: Fussen (castelo do nome estranho que inspirou o da Cinderela), Dachau (campo de concentração).

Depois que a gente voltar de viagem faremos um guia explicado de cada cidade, onde ficamos e tudo. Antes não posso recomendar nada né.
Todas as cidades que escolhemos não são distantes uma da outra, umas inclusive no meio do caminho entre duas outras (Bratislava e Salzburg).
Um monte de gente pergunta por que não vamos a Paris. Primeiro, nunca foi uma cidade que quero conhecer, vou conhecer um dia, mas nunca foi a prioridade. E outra, o noivo já conhece e não a achou linda e maravilhosa como todos descrevem, ele achou Praga (a mais linda na opinião dele) e Munique muito mais bonitas.
E estou doida pra viajar logo!

Custos da Viagem pra Europa

Bem, não existe uma regra sobre isso. Mas recomendo sempre calcular os valores pra cima, afinal pode acontecer algum imprevisto e ficar sem dinheiro na europa não é uma boa idéia.
A passagem daqui pra Europa na classe economica custa em torno de 2mil reais ida e volta, já com as taxas. Para se deslocar entre as cidades o melhor meio de transporte são os trens (exceto se for atravessar a europa, aí melhor ir de avião...existem empresas low cost mas elas tem o limite de peso da bagagem muito pequeno!). Já li muito sobre o Europass e cheguei a conclusão de que não vale a pena, eu e o noivo simulamos o preço das passagens nos sites de trem dos países e ficou bem mais barato que comprar o Euro pass. Para simular os valores, é só entrar no site da empresa de trem do país de destino. Os sites se encontra no google, e a busca tem que ser feita em ingles. No leste europeu vale mais a pena andar de onibus, são bem mais baratos que trem. O noivo já foi de Munique a Praga de onibus e achou super tranquilo e confortável. Quem quiser calcular por alto o valor das passagens de trem veja o preço do Europass, será o máximo que você irá gastar.
Sobre a hospedagem. Albergue sai mais barato. Existe excessão claro, mas a grande maioria dos albergues é sim o mais barato meio de hospedagem (pago, couchsurfing não conta =P). Para procurar albergues recomendo o Hostel World, e para buscar hotéis tem o Trip Advisor. Escolhemos todos os albergues baseados no hostel world, mas muito deles tem site prórpio, então é bom ir no google e jogar o nome do hostel de interesse, nos sites costumam ter promoções e várias fotos sobre o lugar. O custo do albergue varia com a cidade...em Roma vamos ficar em um que custa 60euros o quarto de casal, já em Budapeste o quarto de casal custa 30euros! Geralmente para se ter banheiro no quarto se paga 5, 10 euros a mais. Não acho que valha a pena, mas isso vai de cada um. Se tiver café da manhã no albergue aproveite. Não são todos que tem, mas em todos tem cozinha de uso geral e as refeições podem ser preparadas lá.
Gastos com refeição são muito relativos. Eu não me importo nem um pouco de comer pizza e sanduiches no almoço, é o que quase sempre faço aqui =P, e esse tipo de comida pode sair bem mais barato que ir em um restaurante.
Entrada em museus vai depender muito da pessoa. Quem quiser ir em todos os museus da cidade vai gastar mais do que quem não liga pra museu. Uma dica é ver se na cidade tem passes que valem para transporte e museus, como o Roma Pass.
Sempre é bom levar dinheiro pras compras também...lá tem coisas muito mais baratos, exemplo é a Zara que lá tem preços bem melhores que aqui.
Ah, uma coisa que vai influencias muito nos gastos da viagem é a época do ano que vai viajar. O meio do ano é a época mais cara, hospedagem mais cara, lugares mais cheios. Por exemplo no hostel que vamos ficar em Roma...na baixa estação são 60euros o casal, na alta estação são 85euros o mesmo quarto! Fora que entre dezembro e início de março vários hostels fazem promoções, como desconto ficando mais de 2 noites, pizza e vinho a noite gratis, preços mais baixos, entre outros. Esse mesmo hostel em Roma o valor de tabela são 60euros o quarto de casal no inverno, mas fizeram uma promoção em que o quarto saia por 45 euros mais massa e vinho gratis toda noite. Muito bom isso! Quem não quer ir no inverno, na primavera é um pouco mais caro, mais ainda mais barato que no verão. Depende muito também da cotação do euro.
Bem, todos esse fatores devem ser levados em conta na hora de calcular os custo da viagem. Nós estipulamos que gastariamos 65 euros por dia de hospedagem, 50 euros de alimentação, e 30 euros com museus. De passagem calculamos 6mil reais Brasil-Europa e 2500 reais entre e dentro das cidades em transporte. Como podem ver um valor bem mais alto do que o que vamos gastar realmente (a passagem sai por 4200 pela TAP). Com isso chegamos ao valor de 20mil reais para 31 dias na Europa. Isso com o Euro a 2,70, mas acabei de ver e hoje ele está a 2,40 aproximadamente. Tomara que continue caindo até a viagem.
Bem, com o valores que compramos de euro ficou 170 euros por dia pra nós dois, bastante coisa que pelo que li por aí. Mas é por que queremos fazer compras lá, o Wendell já sabe que não levarei quase nada daqui do Brasil pra viagem, vou precisar comprar lá =P.

Euro

Há 3 semanas compramos os euros pra viagem. Ainda bem, porque subiu muito na sexta!
Pra quem vai pra europa, vários países que fazem parte da União Européia adotaram o euro, mas não são todos. É o caso da Hungria. Vamos pra Budapest e lá iremos trocar nossos euros pelo forint, a moeda de lá.
Comprar euros é bem fácil. É só ir na casa de cambio com o dinheiro e documento de identificação e pronto. Tem bancos que vendem também, mas não achei um bom negócio. No BB só se for cliente e ainda uma boa parcela é em travelers cheque, no BRB é tudo em travelers cheque, o que é ruim pois está bem em desuso esse meio de pagamento na europa.
Uma boa opção pra que não quiser andar com dinheiro é o Visa Travel Money. É um cartão de débito que você carrega com euros (pode ser dólar também) e pode ser usado pra sacar dinheiro em caixas eletronicos. E tem a opção de levar o dinheiro em papel moeda. É feito de graça! Na Confidence queriam me cobrar 10 reais pelo cartão, mas como já tinha lindo antes e é de graça fui atrás de outro lugar (fora que lá estava mai caro que onde comprei).
Nós compramos 40% em papel moeda e 60% no VTM. Compramos na Shoptur Exchange e foi o lugar mais em conta que achei, fora o preço negociável já que compramos uma boa quantidade.
E não tem como saber a hora certa de comprar! De um dia pro outro sobre muito ou cai. Compramos 5 meses antes, pode ter sido um ótimo negócio caso o euro suba (como aconteceu, se se manter o preço atual economizamos bastante) ou ser ruim caso o euro despenque (menos provável).

Frankfurt, Hamburgo, Amsterdã, Paris e Berna

O Wendell quando foi pra Europa em dezembro de 2008 fez um blog sobre a viagem. Ele nunca terminou de atualizar, ficou faltando Munique e Berlim.
Daria bastante trabalho trazer tudo pra cá, então decidi deixar só o link pro blog dele.

Wendell Viagens

Quem quiser dicas sobre Frankfurt, Hamburgo, Amsterdã, Paris e Berna é só entrar no blog =)

domingo, 18 de julho de 2010

Apresentação

Olá a todos.
Resolvemos criar esse blog para partilhar um pouco das nossas viagens. Não serão só viagens do casal. Falaremos agora das viagens que fizemos sozinhos, nossa primeira viagem juntos, e o planejamento da nossa primeira viagem juntos e sozinho, que será nossa lua de mel em dezembro, um mochilão pela Europa.
Bem vindos e esperamos que gostem!