quarta-feira, 21 de julho de 2010

Roteiro da Lua-de-Mel

Vou falar do nosso roteiro da lua de mel.

Inicialmente iríamos casar só em abril de 2011 e iamos pra Itália e Grécia, início da primavera lá. Mas aí o noivo decidiu fazer mestrado e tivemos que adiantar o casamento pro fim de novembro (já terá tido a seleção do mestrado), e iríamos viajar em janeiro, mas acabou que a passagem em janeiro é mais cara e ficou pra dezembro. Agora já está tudo certo, o noivo já marcou as férias dele pra dezembro.
Mas aí como vamos no inverno tivemos que mudar o roteiro..Grécia não rola no inverno!
Antes de decidirmos a data da viagem pedimos dicas e vimos as temperaturas pela Europa. A melhor época pra viajar é a primavera (abril a junho) e pra quem não conhece a neve no inverno (dezembro a fevereiro). Tem um alemão no laboratório e ele me disse que não vale a pena viajar pra Europa em julho e agosto, alta temporada e tudo caro, fora que é super quente, segundo ele o mesmo clima daqui...o que faz perder um pouco a magia de ir pra lá. E fim de outubro e novembro também devem ser evitados, já está bem frio mas ainda sem neve e chove muitooo, fica tudo cheio de lama, segundo ele é uma época feia e difícil de visitar os locais por conta da chuva.
Quanto a quanto tempo ficar, a não ser que se pegue promoções de ficar 5 ou 6 noites na cidade bem barato (uns 2mil com passagem+hospedagem), não vale a pena ficar pouco tempo. A passagem é cara, aí vai e fica lá só uma semana? Se for assim viaja aqui pelo Brasil mesmo. Uma roubada muitooooooo grande é pegar pacotes de viagem de 15 cidades em 10 dias...isso non ecsiste!Vai ser só ir na cidade, tirar foto e ir pra outra...se for assim compra cartão postal e pronto...o bom de viajar é sentir o clima da cidade, ainda mais na Europa que é muito diferente daqui.
Ir por agencia de viagens ou por conta própria? Depende do perfil da pessoa, quem não quer se preocupar com mais nada vai por agencia, mas essa comodidade acaba saindo mais caro. Eu sou totalmente a favor de ir por conta própria. Eu acho tão legal ficar lendo sobre a cidade, lugares pra visitar fora da rota turística convencional, dicas de alimentação, furadas e outros. E fora que você pode montar seu roteiro do jeito que quiser, e se quiser dar a louca e ir pra outro lugar pode ir, pode mudar os planos no meio da viagem!
Nós vamos ficar 31 dias e fazer uma viagem no estilo mochilão...levar só uma mochila cada e ficar em albergues. A maioria dos albergues tem quarto de casal e é mais barato que hotel, fora que tem muitos jovens e você acaba conhecendo muita gente do mundo todo...podem até combinar de sair, ir pra uma day trip juntos. Eu não gosto de ficar em hotel, muito difícil fazer amizade com as pessoas! E fora que de que adianta hotel cheio de treco treco se vamos passar o dia andando na rua, vamos só dormir no hotel?!
E o roteiro a ser escolhido depende da pessoa. Quem quiser gastar pouco, a dica é leste europeu, lá as coisas são mas baratas. Quem quer cidades romanticas deve ir a Praga, Veneza...Paris (embora eu conheça quem não ache Paris nem um pouco romantica). Depende muito da pessoa mesmo! Uma dica é escolher cidades próximas! Não é uma boa ficar indo de ponta a ponta na Europa, acaba se perdendo muito tempo com transporte, principalmente se for de trem. O ideal também é não ficar pouco tempo em cada cidade, um ou dois dias. Pelo que já li o ideal é de 2 a 3 dias em cidades menores e de 4 a 5 dias em cidades grandes (isso é o minimo!).
Então vendo todos esses fatores nosso roteiro é (as day trips que coloquei foram as mais recomendadas, mas existem várias outras):

-Roma (6 dias): não posso ir pra Itália e não ir pra Roma né?! Tem muito pra se ver na cidade, e acho que deve ser a minha preferida (fico ansiosa só de pensar em ver o coliseu =D). Day trips: Pompéia, Tivoli, Ostia Antica, Orvieto.

-Florença (3 dias): a cidade é linda e tem muita história e arte. Não conheço ninguém que não tenha gostado da cidade. Queria ficar 4 dias, mas o noivo achou muito =/. Day trips: Pisa, Assis.

-Veneza (3 dias): passeio de gongola (caro, tem que pechinchar mesmo), se perder nas ruazinhas da cidade...aiaiai. Day trip: Verona (Romeu e Julieta), Padova.

-Budapeste (4 dias): a viagem mais longa será de Veneza a Budapeste, só tem trem noturno (bom, menos um dia de pagar hospedagem). Escolhemos por acaso, uma outra aluna do meu orientador foi e amou a cidade e decidimos ir também. E foi o lugar com hospedagem mais barata que escolhemos.

-Bratislava (3 dias): idéia do noivo ao ver que o trem Budapeste-Viena passa pela cidade, e por causa do filme Eurotrip. Dizem que é boa pra festas e compras. Faremos um day trip a Brun por que eu precisooo ir no Museu do Mendel, hahahahaha. Trabalho com genética, é parada obrigatória!

-Viena (4 dias): idéia também do noivo. Quando ele fez mochilão pela europa (2008) não foi a Viena por que disse que queria ir comigo *.*, fofo. A cidade parece ser linda.

-Salzburg (3 dias): idéia minha ao ver um livro dele de lugares pra visitar e vi a foto da cidade no inverno, achei muito lindinha e quero ir. Vamos tirar um dia pra ir esquiar, tem muitas estações de esqui por perto...estou até vendo os tombos! Day trips: estações de esqui, Lago Königsee, Eagles Nest (Hitler esteve muito lá), Caverna de gelo (fechadas no inverno =S).

-Munique (6 dias): último destino. Quando o noivo foi a Munique adorou e disse que ia me levar lá ainda. Eu nem bebo cerveja, mas vou beber. Como ir pra Alemanha e não beber a cerveja alemã?! Day trips: Fussen (castelo do nome estranho que inspirou o da Cinderela), Dachau (campo de concentração).

Depois que a gente voltar de viagem faremos um guia explicado de cada cidade, onde ficamos e tudo. Antes não posso recomendar nada né.
Todas as cidades que escolhemos não são distantes uma da outra, umas inclusive no meio do caminho entre duas outras (Bratislava e Salzburg).
Um monte de gente pergunta por que não vamos a Paris. Primeiro, nunca foi uma cidade que quero conhecer, vou conhecer um dia, mas nunca foi a prioridade. E outra, o noivo já conhece e não a achou linda e maravilhosa como todos descrevem, ele achou Praga (a mais linda na opinião dele) e Munique muito mais bonitas.
E estou doida pra viajar logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário