sábado, 25 de dezembro de 2010

Bratislava - 17º, 18º e 19º Dias

No dia 22 embarcamos para a grande potência turística do leste: Bratislava! Para os 99,9% dos brasileiros que não sabem onde fica, a cidade está localizada na Eslováquia e apesar de pequena, não tem nada a ver com o filme Eurotrip (aliás muito engraçado, vale a pena conferir). Ela já foi a capital do império austro-húngaro e teve suas construções destruídas diversas vezes, o castelo é o maior exemplo, onde ainda hoje segue sua reconstrução. Os principais pontos turísticos estão localizados bem perto uns dos outros, facilitando sua visita e possibilitando aos mais apressados, uma passagem relativamente curta pela cidade. Ela está localizada ainda há apenas uma hora e meia de distância de Viena e cerca de 2 horas e meia de Budapeste. A cidade também é cortada pelo rio Danúbio, mas suas pontes são menos belas que as de Budapeste.
Nosso primeiro passeio pela cidade em busca de um McDonalds para comer nos deixou a beira dos pontos turísticos, nesse mesmo dia demos uma passadinha no mercado de natal da cidade, porém sem provar nada do lugar. A noite, após sermos informados de um bom restaurante com comida típica eslovaca, fomos ao Slovak Pub. O Wendell buscou um prato que fosse comestível e escolheu panquecas com queijo e molho tártaro e a Marcela tentou provar o tão comentado Goulash. Após alguns minutos a garçonete trouxe os pratos, quando o Wendell olhou o dele, que parecia qualquer coisa menos panqueca, a reação de desolação ficou clara em seu rosto. A panqueca parecia uma borracha preta, semelhante a um bife. Ele preferiu não encarar o bagulho e a Marcela teve de comer, dizendo que o negócio não tinha gosto de nada semelhante. O goulash era uma sopa aguada, que segundo ela era boa, mas não era a oitava maravilha do mundo. A saída foi chegar ao albergue e comer um misto para aliviar a fome.
No segundo dia decidimos ir para o centro da cidade atrás dos pontos turísticos, mas acabamos fisgados por um shopping no prédio do Tesco (supermercado), com uma grande variedade de produtos por bons preços, ficamos horas escolhendo algumas coisas entre roupas e brinquedos, além de maquiagem para a Marcela. O restante do dia serviu para descansar e a noite fomos ao bar do albergue. Algumas partidas de totó (pebolim) depois, fomos ao bar beber algo, pois tínhamos ganhado um desconto na recepção. Conversa vai, conversa vem, resolvemos perguntar para a garçonete de onde ela achava que nós éramos, pois ela a priori pensava que falávamos italiano e portanto seríamos italianos. Aí é que o bicho pegou, ela começou dizendo que achava sermos da Ásia (puta merda, tirando parte da Rússia, de onde mais poderíamos ser na Ásia?????), espantados, afirmamos que não, depois ela disse África (minha nossa!!!!!!! Novamente, além da África do Sul, de onde mais seríamos na África???), por fim, ela chutou que seríamos da América (finalmente né...). Mas se achávamos que errar o continente era foda, o país é que ferrou tudo de vez. Ela começou chutando que éramos da Bolívia!!!!!!!!!!!!!! (Poderíamos ficar séculos mascando coca que não teríamos cara de bolivianos). Dissemos então que nosso país era o maior da América do Sul, e aí veio outra pérola: Chile! Aahahhahaha como diria o Faustão Ô LOCO MEO! Então dissemos que a capital não era o Rio de Janeiro e aí FATALITY: VENEZUELA! Hauehauheuaheuahe não nos contivemos e depois de câimbras abdominais de tanto rir, dissemos que éramos brasileiros. Fim de noite.
Terceiro e último dia, pernas para que te quero! Agora sim visitamos os pontos turísticos da cidade. Fomos ao Castelo de Brastilava, que pode ser visto de várias partes da cidade, pois sua localização é privilegiada no alto da colina. A impressão não é tão impactante quanto os castelos que normalmente vemos em filmes, parecendo mais um grande hotel com algumas peculiaridades, mas mesmo assim vale a pena conferir, pois a vista da cidade é muito agradável. Passamos por algumas igrejas e praças e por um outro mercado de natal, além de uma cômica exposição de cartoons ao ar livre. Também tiramos fotos com algumas estátuas bastante irreverentes pela cidade e encerramos nossa presença na cidade com mais uma ida ao mercado de natal que estava bastante movimentado.
Avaliação de Bratislava
Arquitetura: 3
Comida: 1 (ainda é muito depois da panqueca!)
População: 2 (não são muito acolhedores)
Organização: 4
Segurança: 3
Natureza: 4
Custos: 4 (muitas coisas baratas)
Bratislava numa frase: Pequena grande cidade.

2 comentários:

  1. Que massa... Eu nunca imaginei viajar pros lugares q vcs foram... to adorando!!

    Bjão Marcela....

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, estamos adorando...pena que já está acabando =(

    ResponderExcluir