terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Roma - 2º Dia

No segundo dia acordamos cedo, colocamos o celular pra despertar as 6:30 e levantamos 7:00, tem que ser assim, nunca levantamos quando ele toca. Nos arrumamos e fomos para a Termini. No hostel tem café da manhã servido pelos chineses, mas depois do autêntico vinho chinês resolvemos não arriscar e tomar café da manhã fora. Compramos a passagem para Florença nas máquinas automáticas da estação e foi super fácil. Saímos e fomos tomar café no McDonald’s ao lado, foi bem barato e gostoso. Aliás, pra quem quer economizar, lá é uma ótima opção. Coca-cola é mais barata e tem cheseburguer a 1 euro. Fomos então andar pela cidade e ir ao Coliseu. Primeiro fomos na Piazza Fanti, mas estava fechada e só conseguimos tirar fotos do lado de fora, tinha um arco enorme lá dentro e um prédio que não sabemos o que é. Seguimos para a Piazza Vittório Emanuelle II, com ruínas, muitooos gatos super gordos, iguais ao Garfield, e vários chininhas e japinhas fazendo tai chi chuan ou algo do gênero =P. Nas ruas perto dela há muitas lojas de orientais, muitas mesmo! Depois fomos até a Piazza Dante e lá não tinha nada de mais. Impressionante que a gente vai andando e acha uns prédios muito legais, estátuas, ruínas no meio da cidade, todo canto tem colunas caídas! Seguimos para a Igreja San Giovanni, linda. O Wendell não queria entrar, mas ainda bem que insisti e entramos. É linda, enorme, cheia de estátuas e pinturas, o teto super trabalhado, a gente deve ter ficado lá dentro uma hora. As praças lá perto também são bonitas e dá pra ver os muros que cercam a cidade antiga. Em seguida fomos para o Coliseu, passando por alguns lugares marcados no mapa, mas nada muito interessante. Estava ocorrendo um casamento em uma igreja. Saímos de frente pro Palatino e fomos comprar as entradas para visitá-lo. Fila demorada. O ingresso para o Palatino + Forum + Coliseu é €12 e para cidadão da EU entre 18 e 24 anos (Marcela) é €7,50, primeira vantagem do passaporte italiano =D. Entramos, começou a chover e foi aumentando gradativamente, aí brotou um indiano lá vendendo guarda-chuvas. Aí o Wendell tinha que comprar o guarda-chuvas de qualquer jeito. Fomos ao museu do Palatino e quando saímos a chuva tinha passado. O lugar é incrível, enoooorme, vale a pena visitar. Menos a casa do Augustus, pegamos fila e tinha só 3 salas pequenas para se ver... fila grande para pouca coisa, por isso não valeu muito a pena. Nisso já estávamos com os pés doendo muito. Do Palatino tem uma vista bastante legal do fórum, lugar que fomos em seguida, onde havia colunas enormes e uns idiotas subindo nas ruínas pra tirar fotos. O túmulo de César fica bem em frente ao fórum. Saímos e fomos enfim ao Coliseu, que construção magnífica! A
fila para comprar o ingresso é maior que a do Palatino, por isso compre lá. Há um museu com coisas que foram encontradas nas redondezas (adornos de cabelo, brincos, sementes, comida e ossos de animais). Do lado de fora é cheio de gente fantasiado de gladiador, legionário, imperador romano, etc. Por volta das 16h fomos almoçar no McDonalds da Termini, para economizar e a noite sim comer bem. Viemos para o albergue e dormimos até 19h, quando saímos novamente. Fomos à Piazza della Repubblica, linda, entramos na Basilica Santa Maria degli Angeli, por fora não parece grande coisa, mas dentro é gigante e cheia de detalhes, contendo até um
pêndulo construído pelo Galileu. De lá passamos na Fontana del Tritone e fomos jantar num restaurante chamado Zio Mario. O que gostei daqui (Marcela) é que os restaurantes tem o menu com o preço na porta, assim você já sabe se vai gastar muito ou não. Pedimos um vinho no sorteio (não conhecíamos nenhum), Wendell pizza quatro queijos e Marcela um calzone. O vinho era mais ou menos, teor alcóolico alto, já o calzone era bom, mas a pizza 4 queijos maravilhosa. Não sei (Marcela) como ainda tem gente que diz que a pizza aqui não é boa, o que mais gostei foi do molho de tomate, sempre muito gostoso. De sobremesa pedi um Tiramissù (Marcela), ótimo. De lá fomos novamente pra Fontana di Trevi, passamos na Piazza del Quirinale e no Palazzo dele
Esposizioni, belas construções. Viemos para o albergue então dormir, por volta de meia noite. Engraçado que com um frio de rachar todas as gelaterias estavam abertas e tinha muita gente tomando gelatto. Enfim, um dia bastante corrido!